quarta-feira, 24 de julho de 2013


EXERCÍCIO DA DISCIPLINA Oficinas de Práticas de Ensino de Artes Visuais I
TEMA: CULTURA E ARTE AFRO-BRASILEIRA

CURSO: ARTES VISUAIS - UFMS
ACADÊMICAS: BRUNA, FRANCIANE E VANESSA.
ARTISTA A SER TRABALHADO: Rubem Valentim.
TURMAS: 4ºano.

INTRODUÇÃO

Ø  Cultivar a sensibilidade e emoção tornando o aluno mais receptivo e capaz de interação com o mundo através do jogo do painel de signos.
Ø  Oportunizar os alunos a compreenderem o real significado de arte Afro-Brasileira e a conhecerem obras do artista plástico Rubem Valentim.

 OBJETIVO GERAL

Ø  Sensibilizar os alunos para o significado de Arte, que não é só enfeitar, pois na arte encontramos valores políticos, morais e religiosos, que são caminhos para se estabelecer diálogo com o mundo de grandes culturas de diferentes épocas.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø  Estudar a biografia do artista Rubem Valentim, apreciando suas obras e realizaremos atividades de acordo com os estudos.
Ø  Valorizar todas e quaisquer manifestações artísticas, demonstrada através da cultura, do desenho, pintura e jogos;

METODOLOGIA

Para criar o painel de signos que é um jogo onde os alunos iram desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas, o professor precisar saber os conceitos que o artista plástico Rubem Valentim usa em suas obras.
“Rubem Valentim criou uma linguagem individual inspirando se em signos litúrgicos e emblemas de religiões afro-brasileiras. Em suas obras, os elementos geométricos eram agrupados de formas simétricas com cores chapadas e intensas”.

Primeiro passo – Desenhar formas geométricas no Paint que é um programa no computador onde serão feitas diversas formas geométricas utilizadas nas obras do artista plástico Rubem Valentim.
Ex:
Obs: Não se esqueçam de criarem as formas geométricas já pensando nas cores chapadas e intensas que serão pintadas e de diversificar os tamanhos e as cores.



Segundo passo - após de criarem as formas geométricas imprimas num papel para utilizá-las como molde para recortar-los numa placa de EVA sempre pensando nas cores e no tamanho de cada forma geométrica.

Terceiro passo- depois das formas geométricas já estarem recortadas o professor cole com cola quente um ima de geladeira no verso de cada forma, para que mais tarde possa se fixar no painel de metal onde os alunos estarão criando seus signos com base nos estudos das obras de Rubem Valentim. 
Obras utilizadas de Rubem Valentim



Obs. Como pode notar as formas citadas como exemplo tem algumas limitações referentes as formas citadas nas três obras de Rubem Valentim com essas limitações é importante na parte criativa dos alunos e um desafios para que eles possam criar um signo remetente naquilo que foram estudados nas obras do artista.
MATERIAIS:
Ø  Computador
Ø  Lápis
Ø  Borracha
Ø  Tesoura
Ø  Pistola de cola quente
Ø  Refil de cola quente
Ø  Placa de metal grande
Ø  Papeis
Ø  Impressora
Ø  EVA
Ø  Ima de geladeira
Conclusão:
Todos os alunos poderão participar do jogo, mas é preciso que todos saibam o significado da arte afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário